Notícias

Sindjus na linha de frente em defesa dos auxílios no MPU: Sindicato se reúne com Diretor-Geral do MPT, Dr. Glaucio Araújo de Oliveira

Na tarde desta quinta-feira (20), o presidente do Sindjus, Costa Neto, juntamente com a diretora de Integração Sociocultural, Daniela Mendes, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Cledo Vieira, estiveram reunidos com o Diretor-Geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dr. Glaucio Araújo de Oliveira. O encontro teve como pauta principal a defesa dos servidores do Ministério Público da União (MPU), com foco na necessidade de reajuste dos auxílios e pagamento da VPI para os servidores do MPU e Reajuste Salarial.

Nesta semana, o Poder Judiciário avançou em direção ao reajuste do auxílio-alimentação, restando apenas a coleta das duas últimas assinaturas na Portaria Nº 3 de 17 de março de 2025. Com essa atualização, o valor do auxílio-alimentação do Judiciário será equiparado ao do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU), alcançando R$ 1.784,42. Esse reajuste representa uma conquista importante para a categoria, fruto do empenho do Sindjus. O Sindicato segue atuando para que os servidores do MPU também tenham seus auxílios reajustados, valorizando aqueles que desempenham papel fundamental no funcionamento da máquina pública.

Durante a reunião, Dr. Glaucio informou que estão em andamento estudos orçamentários para viabilizar o reajuste do auxílio-alimentação no MPU. Ele sinalizou uma expectativa positiva para o pleito, reforçando que há um esforço para que a medida avance de forma favorável aos servidores.

Outro tema abordado foi o requerimento do Sindjus sobre o pagamento da Vantagem Pecuniária Individual (VPI), no valor de R$ 59,87, instituída pela Lei nº 10.698/2003. O Sindicato ressaltou a urgência desse pagamento aos servidores do MPU, considerando que os órgãos do Poder Judiciário da União já efetivaram esse repasse. Em resposta, o Diretor-Geral do MPT esclareceu que a quitação desse valor depende da disponibilidade orçamentária, mas garantiu que o assunto está sendo tratado com prioridade para garantir que os servidores recebam aquilo que lhes é de direito.

O Sindjus também reforçou a necessidade de se priorizar o Reajuste Salarial para 2026, e esclareceu que essa discussão já está bem adiantada no PJU. Além disso, o sindicato reivindicou que um novo plano de Reestruturação de Carreira seja debatido no MPU e encaminhado ainda esse ano ao Congresso Nacional.

O Sindjus reforça a importância do Ministério Público do Trabalho e reafirma seu compromisso em atuar firmemente na defesa dos interesses dos servidores. O Sindicato seguirá acompanhando de perto os desdobramentos e mobilizado para garantir que essas demandas sejam atendidas com a celeridade necessária.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato. 

Receba as notícias mais importantes!
Faça parte do nosso canal oficial de notícias no WhatsAppQUERO ENTRAR

🔥2.3 K Total de Visualizações